quarta-feira, 28 de agosto de 2024

A IGREJA ATUAL E A IGREJA IDEAL - Para o Ministério de Jovens

 



A IGREJA ATUAL E A IGREJA IDEAL

Para o Ministério de Jovens

 

Robinson L Araujo[1]

Existe uma missão dada por DEUS a Igreja, onde os mais jovens também fazem parte, não como seu futuro promissor, mas como presente, sendo: fechar as portas do inferno na terra. A afirmação pode ser encontrada em Mateus 16:18, que diz: “Pois também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela[2] e, para isso, precisamos fechar primeiramente as portas do inferno que ora, estão em nosso meio.

Entretanto, você pode perguntar: que possíveis portas seriam essas que carecem ser fechadas com a finalidade de aniquilar a ação do nosso maior inimigo, o diabo?

Cabe salientar que portas são passagens que podem estar abertas ou fechadas. Todavia, portas do inferno podem ser consideradas como brechas, abertas por nós, proporcionando legalidade para entrada do mal e de ações propostas por espíritos do inferno em nosso meio. São atitudes com as quais convivemos, sendo algumas delas descritas pelo Apóstolo Paulo em Gálatas 5:19-21, vejamos:

19. As coisas que a natureza humana produz são bem-conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, 20. a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, 21. as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus[3].

A proposta de Jesus Cristo para a Sua Igreja, é coloca-la assentada em lugares celestiais com Ele, quando nos fala: “Pois Ele nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar com Ele nos domínios celestiais, porque agora estamos em Cristo Jesus[4]”.  (Efésios 2:6) – A Igreja Ideal.

De fato, estamos inseridos em uma luta, que não podemos ver, porém sentimos. Age sobre pressão, tentando nos derrubar e devorar, diferentemente da materialidade a qual nossos olhos terrenos enxergam, chamado de mundo físico, possuidor de carne e sangue, podendo ser destruído e aniquilado com armas aferidas contra o inimigo. Por outro lado, é uma luta no reino invisível, a qual recebe o nome de “reino das trevas”, tendo como inimigo principal Lúcifer, com seus demônios e espíritos destruidores.

De certa forma o Apóstolo Paulo nos chama atenção, advertindo que a nossa luta não é contra a carne ou o sangue, mas contra os principados e potestades, vejamos Efésios 6:10-12 na Bíblia A Mensagem:

Para encerrar, lembro que Deus é forte e quer que vocês sejam fortes. Tomem tudo que o Senhor providenciou para vocês — armas eficazes, feitas com o melhor material. Vocês terão de usá-las se para sobreviver às emboscadas do Diabo. Não se trata de um jogo com amigos no fim de semana, uma diversão esquecida em poucas horas. É um estado de guerra permanente, uma luta de vida ou morte contra o Diabo e seus anjos.

Em contrapartida, esta não é nossa realidade atual, pois hoje somos bem “pés no chão”, estamos cogitando das coisas dos homens, lutando contra as tentações, os pecados e os desejos carnais. A igreja bíblica não ama o mundo, conforme I João 2:15 nos adverte: “Não amem este mundo, nem as coisas que ele oferece, pois, quando amam o mundo, o amor do Pai não está em vocês”4. Nós, porém, estamos completamente envolvidos por ele – A Igreja Atual.

Mas é muito fácil ficar criticando e falar mal da igreja, que gostaria de estar na Igreja Ideal, somando a Igreja Atual. Neste contexto atual, muitos não conseguem enxergar a mínima possibilidade de mudança histórica na igreja e se acomodam, deixando que a vida os leve. Em Lucas 18:8, o Senhor nos adverte: “Eu afirmo que Ele lhes fará justiça, e rápido! Mas, quando o Filho do Homem voltar, quantas pessoas com fé Ele encontrará na terra?"4.

Qual mudança estou propondo a começar na minha vida, como maneira de falar, me portar, fazer para que consiga sair no atual e entrar na ideal? Muitas vezes, achamos que basta se mudar de igreja para se estar a ideal. Enganoso pensar!

Não à toa, o profeta Isaías 22:13, chama-nos atenção:

O Senhor, o Senhor dos Exércitos de Anjos, os convocou naquele dia. Ele chamou vocês para um dia de lágrimas de arrependimento, para se vestirem com roupas de luto. Mas o que vocês fizeram? Uma festa! Comem, bebem e dançam nas ruas! Assam touros e ovelhas e fazem uma grande algazarra, embalados por churrasco à vontade e barris de cerveja. “Aproveitem o dia! Comam e bebam! Amanhã estaremos mortos!” – (Bíblia A Mensagem).

O Apóstolo Paulo faz referência ao texto de Isaías, quando disse: “E, se não haverá ressurreição dos mortos, de que me adiantou ter lutado contra feras, isto é, aquela gente de Éfeso? Se não há ressurreição, "comamos e bebamos, porque amanhã morreremos!", (I Coríntios 15:32).

Se quisermos uma igreja fria, sem vida e moldada aos prazeres do mundo, onde a porta está aberta e adornada para receber aqueles que se rendem a seus caprichos, basta conformar na estagnação. Mas, existe a possibilidade de se trabalhar para uma Igreja Ideal. Diante disso, Derek Prince[5] falou bem sobre a igreja atual e a ideal:

Existem duas coisas: o atual e o ideal. Ser maduro é ver o ideal e viver com o atual. Fracassar é aceitar o atual e rejeitar o ideal; Aceitar somente o ideal e recusar o atual é imaturidade. Não critique o atual porque viu o ideal; Não rejeite o ideal porque você vê somente o atual. A maturidade é viver com o atual, mas sem perder de vista o ideal.

Como queremos nos portar, maduros ou fracassados? Termino a referida com a citação de Derek Prince:

Será como um pequeno riacho. O riacho se tornará num rio. O rio se tornará num grande rio. O grande rio se tornará num mar. O mar se tornará num oceano poderoso, e será através de ti. Mas a maneira como isso vai acontecer você ainda não deve, não pode e não vai saber[6].

Que tenhamos a coragem de nos lançarmos aos cuidados do Senhor. Buscando em oração uma resposta contra o conformismo que se possa estar.

Faça do seu pequeno rio um grande oceano.



REFERÊNCIAS

Bíblia Almeida Corrigida Fiel. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/acf>.  Acesso em: 28 Ago. 2024.

Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/ntlh>.  Acesso em: 28 Ago. 2024.

Bíblia Nova Versão Transformadora. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvt>.  Acesso em: 28 Ago. 2024.

NETO, Ezequiel. Acampar, Marchar ou Guerrear. Disponível em: <https://revistaimpacto.com.br/acampar-marchar-ou-guerrear/>. Acesso em: 28 Ago. 2024.

PETERSON, Eugene H. A Mensagem|: Bíblia em Linguagem Contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2014.

 

 

 



[1] Pastor Protestante – Redes sociais: @robinsonlaraujo @geracaojovem_img

[2] Bíblia Almeida Corrigida Fiel

[3] Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje

[4] Bíblia Nova Versão Transformadora

[5] Peter Derek Vaughan Prince (Bangalore14 de agosto de 1915 † Jerusalém24 de setembro de 2003) foi um teólogo internacional e pastor

[6] A Vida, Ministério e Legado de Derek Prince. Disponível em: <https://www.derekprince.com/pt-br/about>. Acessado em: 28 Ago. 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário