quinta-feira, 18 de julho de 2024

ORAR NO SECRETO

 



Robinson L Araujo[1]

 

Por vezes, somos levados na busca do secreto para orarmos. Muitos tentam mistificar a forma simplória de levarmos nossos pensamentos a DEUS.

Não se pode deixar de observar o que Provérbios 15:8 nos assevera: “O Eterno não suporta quem faz pose de piedoso, mas tem prazer nas orações genuínas” (A Mensagem).

A oração é a forma espiritual de um filho de DEUS falar com DEUS Pai na linguagem do céu. Podendo orar em secreto ou em público, sendo que as orações secretas ou privadas são sempre mais livres e abertas, pois por meio delas, pode-se ter uma maior intimidade com DEUS.

Mateus 6:5-8, o Senhor Jesus Cristo diz:

5. “E, quando forem à presença de DEUS, também não façam disso uma produção teatral. Essa gente que faz da oração um show está buscando o estrelato! Vocês acham que DEUS está no camarote, apreciando o espetáculo? 6. “É assim que eu quero que vocês façam: encontrem um local tranquilo e isolado, de modo que não sejam tentados a interpretar diante de DEUS. Apenas fiquem lá, tão simples e honestamente quanto conseguirem. Desse modo, o centro da atenção será DEUS, não vocês, e vocês começarão a perceber sua graça. 7. “O mundo está cheio de pessoas que se julgam guerreiros de oração, mas que nem sabem o que é orar. Utilizam-se de fórmulas, programas, conselhos e técnicas de vendas para conseguir o que querem de DEUS. Não façam essa asneira. 8. Vocês estão diante do Pai! E Ele sabe de que estão precisando, melhor que vocês mesmos. Com um DEUS assim, que os ama tanto, vocês podem orar de maneira muito simples. (A Mensagem).

O verso sexto, na linguagem Nova Versão Transformadora, afirma: “Mas quando orarem, cada um vá para seu quarto, feche a porta e ore...”.

Depois do Senhor Jesus Cristo ser tentado pelo diabo, apresentar as bens aventuranças e alguns requisitos para a vida eterna, Seus discípulos o instigaram a ensiná-los a orar. Um pedido extraordinário!

Como Mestre, Ele apresentou o modelo a ser seguido, mostrando o que o ‘secreto’ não é, bem como, o que não se deve ser feito. Vejamos:

ü  Não pode ser uma produção teatral, ou seja, um teatro onde encena-se algo que não é real;

ü  Não busque o estrelato, ou seja, o reconhecimento por ser alguém de ‘oração’, por ser o ator principal de um show;

ü  Não é uma fórmula mágica, um programa ou até mesmo, um conselho a ser seguido.

Depois Ele termina dizendo: “não façam essa asneira”, ou seja, essa bobagem. Entretanto procedam da seguinte forma:

Tenham um lugar íntimo e privado. Estar em um lugar privado não é, necessariamente estar em um monte ou dentro das paredes de um templo. É o meu lugar de intimidade, lugar onde me afasto das coisas que tiram minha atenção para que se tenha a liberdade de derramar-me diante de DEUS, sem que ninguém possa ver e “espiritualizar” meu momento de intimidade com meu Pai celestial. É onde o centro da atenção está voltado em DEUS.

Paranaguá (2021) afirma que a oração em um lugar secreto é um dos segredos da vida privativa de oração. Isso se dá, mesmo sendo DEUS Onipresente, devido sermos distraídos. O lugar secreto é onde eu consigo aquietar a minha alma, conforme Salmos 46:10a - "Aquietem-se e saibam que eu sou Deus!.

Para que encontre meu lugar secreto, faz-se necessário:

Ø  Ter um lugar íntimo e privado;

Ø  Ter um lugar em sua agenda para que você de fato se compromisse em orar;

Ø  Tenha um papel, um caderno, onde possa anotar seus pedidos com a finalidade de não ficar disperso;

Ø  Procure ficar taciturno, ou seja, quieto – Salmos 46:10;

Ø  Medite em um trecho da Palavra de DEUS, pois é por meio dela que podemos encontrar a quietude de nossa alma – “Em silêncio diante de Deus, minha alma espera, pois dele vem minha vitória” (Salmos 62:1 – NVT);

Ø  Ore de acordo com a vontade de DEUS, expressa em Sua Palavra – “Na presença dEle, temos confiança e liberdade para fazer nossos pedidos, de acordo com Sua vontade, na certeza de que Ele nos ouvirá. E, se temos essa certeza, sabemos que a resposta é garantida (I João 5:14 – A Mensagem);

Ø  Entregue seus pedidos a Ele – “Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. (Filipenses 4:6);

Ø  Pela fé, agradeça até receber, segundo a Sua vontade – “Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (I Tessalonicenses 5:18);

Ø  Tendo recebido, seja eternamente grato.

Calvino, o reformador da igreja, afirmou: “Nós não temos a liberdade de clamar a DEUS para que siga a sugestão de nossa mente e vontade, mas precisamos busca-Lo somente da maneira como Ele nos convidou a nos aproximarmos dEle”. Mateus 6:6.

Lembremos que DEUS não está sentado em um teatro interessado em assistir nosso show que ora, apresentamos como sendo nossas orações. Ele está ao nosso lado, disposto a nos ouvir e responder.

Faz-se necessário agir com simplicidade!

 

 

REFERÊNCIAS

BÍBLIA NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvt/>. Acesso em: 18 jul. 2024.

PETERSON, Eugene H. A Mensagem|: Bíblia em Linguagem Contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2014.

PARANAGUÁ, Glenio Fonseca. Aprendendo a Orar o Pai Nosso. Londrina: Editora IDE, 2021.



[1] Pastor. Instagram: @robinsonlaraujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário